quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DICAS

DICAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1. ANÁLISE FOFA
É o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Pontos Fracos que afetam a empresa no cumprimento de sua Missão.
. Oportunidades
São situações externas atuais ou futuras que se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. São situações concretas ou potenciais que podem afetar positivamente a empresa.
. Ameaças
São situações externas,atuais ou futuras, que se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, pode afetá-las negativamente. Exemplo: Leis acerca do meio ambiente (água, reserva legal, embalagens agrotóxicos), mercado externo e subsídios (ALCA, MERCOSUL).
. Pontos Fortes ou Forças
São características da empresa tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
. Pontos Fracos ou Fraquezas
São características da empresa tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre o seu desempenho.
Aspectos que podem nos ajudar na identificação de forças e fraquezas:
. Imagem
. qualificação de funcionários
. tecnologia
. recursos financeiros
. produtividade
. qualidade
. produtos
. serviços
. preço
. propaganda
. equipe de vendas
. informações
. estrutura
. estilo gerencial
. treinamento
. relacionamento com clientes, fornecedores, sindicatos, etc
. localização
. distribuição
. sinergia
. custos
. portfólio de produtos
. etc
O pensamento de Sun Tzu pode ser utilizado para sintetizar o conceito de análise de ambiente:
“se conhecermos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno) não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecermos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecermos, nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”
MISSÃO
Conceito
Missão é o papel desempenhado pela empresa em seus negócios. É o fim último e a razão de ser da empresa.
De acordo com Alvim Toffler, uma missão coerente é um instrumento que pode ajudar os responsáveis pelas decisões de uma empresa a encontrar o caminho em meio à confusão e à complexidade.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão; somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis , claros e realistas os objetivos da empresa “ (Peter Drucker)
“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empres”(Philip Kotler)
Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado. Mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada.
Dicas de Orientação na identificaçãi da Missão:
. O que a empresa deve fazer?
. Para quem deve fazer?
. Para quê deve fazer?
. Como fazer?
. Onde deve fazer?
. Que oportunidade inicial deve ter?
. Como posso atrair a atenção da comunidade ?

OBJETIVOS GERAIS
São resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar num prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão.
São caminhos a serem seguidos com a finalidade de cumprir a missão da empresa. Traçar um objetivo é descrever uma situação futura desejada.
“Sem objetivos claros corremos o risco de reduzir nossos esforços e mesmo assim não chegar onde queremos” (provérbio chinês)

ESTRATÉGIAS
Estratégia é o conjunto de movimentos da empresa em direção ao futuro.
Formulação de estratégia é o processo pelo qual se escolhe o futuro da empresa e os meios para alcançá-lo.
Implementação da estratégia é o conjunto de ações executadas que regem os movimentos da empresa em direção ao futuro escolhido.
“Nenhum vento é favorável para aquele que não sabe aonde que ir”(Sêneca/Aristóteles)
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker)
“A explicitação do Planejamento Estratégico das empresas é tão mais importante quanto menor for a empresa/instituição, especialmente no agronegócio. Importantes elementos motivadores são perdidos devido à falta de planejamento estratégico explícito, provocando consequentemente grandes perdas no processo administrativo”.(Peres, F.C)
Conceito: Estratégias, Princípios, Regras e Políticas são balizamentos para o processo decisório, para o comportamento das pessoas e da empresa no cumprimento de sua Missão. São normas sobre como atingir os objetivos. Os princípios também são conhecidos como Credo, Valores, Filosofia, etc. Devem ser levados em conta aspectos como: Ética, Cultura, Recursos Humanos, Imagem, Participação Comunitária, Tecnologia, Sigilo, etc.
METAS
São medidas de resultado quantificadas e datadas. Devem ser claras, objetivas e ser do conhecimento de todos. As metas são de relevante importância, pois se constituem como interfase entre o Planejamento estratégico e o operacional.

Fonte: Site do SENAR-PR - Mensagens Participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário